Você sabe se devemos escrever empolgada ou impolgada? Muitas pessoas confundem como se escreve pois não sabem se devem usar e ou i no começo da palavra. A grafia certa é com e. A grafia com i está errada e não existe no dicionário de português, por isso deve ser evitada.
Mas só saber isso talvez não seja suficiente para que possa saber como usar a palavra. Por isso aconselhamos que leia o artigo por completo e veja mais sobre esse vocábulo que causa confusão na cabeça de muitas pessoas.
Empolgada ou impolgada: qual o correto?
O correto de se escrever é empolgada, com “e”.
A palavra impolgada, com “i”, está escrita de maneira errada e não deve ser usada. Seu uso acarretará em um erro ortográfico.
Por que é com “e” e não com “i”?
Porque o vocábulo é derivado do verbo empolgar que, por sua vez, possui sua origem no termo latino “empollicare“. Por isso, tal como sua origem etimológica, a palavra deve ser grafada com “e”.
Além disso, todas as palavras da mesma família e todas as conjugações verbais do termo que deu origem à palavra também devem ser escritos da mesma forma.
Significado de empolgada
É o particípio passado do verbo empolgar no feminino e pode significar:
- Pessoa que se encontra exacerbadamente animada com algo ou com alguém.
- Estar presa pelas mãos ou pelas garras, agarrada.
- Sentido pejorativo: popularmente a expressão é utilizada para indicar uma pessoa que se sente superior às demais e demonstra, por meio das atitudes, isso.
Sinônimos: inspirada, entusiasmada, motivada, estimulada, incentivada, agitada, inquieta, perdida, cativa, disposta, arrojada, doida, contente, idólatra, deliciada, seduzida, veneradora, maníaca, encantada, apreciadora ou fascinada.
Observação: todos os termos estão no feminino pois a palavra empolgada assim também está. Mas, normalmente, as pessoas utilizam a forma masculina como sendo a referência genérica.
Frases de exemplo
- Ela estava muito empolgada pois poderia ir ao show do cantor que gosta.
- A gata foi empolgada pelo seu dono quando pulou do telhado.