Na língua portuguesa é comum cometermos erros no que diz respeito ao uso da crase, um dos exemplos é se devemos escrever perante a ou perante à. A grafia correta, nesse caso, é sem a crase.
Sugerimos que leia o artigo de maneira completa pois, mais abaixo, verá informações importante com relação à essa expressão. Assim poderá ficar atento a como escrever certo o nosso português.
Perante a ou perante à: qual o correto?
O correto é “perante a”, sem crase.
O termo “perante à”, com crase, está errado e não deve ser usado. Seu uso acarretará em um erro de ortografia.
Possui significado de “na presença de” ou “diante de”. A expressão é usada de forma mais comum no meio jurídico, mas pode ser usada em quaisquer situações em que se enquadre.
Por que não deve-se usar crase nesse caso?
Devemos usar crase quando houver um “a” como preposição e um “a” como artigo definido seguidamente em uma frase. No caso dessa expressão não há a preposição “a”, logo não devemos usar crase.
Isso ocorre porque a palavra “perante” já é a preposição e, logo após ela, deverá vir um artigo definido(masculino ou feminino). Então não há espaço para a preposição “a”.
Exemplos de uso em frases
- Foi solicitada a sua presença perante a juíza para que, assim, ele pudesse se justificar.
- Somos todos iguais perante a lei.
Portanto lembre-se toda vez que for escrever que a expressão não deve ser craseada. Agora cabe a você praticar para que, assim, lembre-se de como se escreve na hora em que for realmente necessário o seu uso.