Você sabe qual a diferença e quando usar história ou estória? Na nova ortografia do português, uma delas está em desuso e é preciso saber qual é a correta pra usarmos em nossas frases. Aqui diremos o significado de cada um dos termos e daremos alguns exemplos para que possa saber melhor em que caso usar cada um deles. A dúvida que temos é se devemos escrever o termo com H e I ou com E e sem H.
Por exemplo, o certo é história ou estória de pescador? Mais abaixo no texto vai saber qual das duas palavras deverá usar nesse caso. Porém você tem que fazer exercícios para poder aprimorar seus conhecimentos e fixar o conteúdo. De nada adianta ler o artigo para, amanhã, já não saber mais nada sobre isso.
História ou Estória: Qual a Diferença?
Os dois termos estão certos e existem no dicionário de língua portuguesa.
Porém eles diferem em seu uso e, também, no que significam.
Significado de estória
O termo, sem H e com E, é um substantivo feminino que era empregado antigamente como forma de falar sobre narrativas fantasiosas ou fatos que foram inventados.
Atualmente a palavra se tornou um tipo de arcaísmo e caiu em desuso. Em 1943, a Academia Brasileira de Letras decidiu que não haveria mais diferença entre os dois termos.
Com isso, ambos os termos poderiam ser usados para representar eventos reais e eventos de ficção. Mas o uso do termo “história”, com H, seria o mais indicado.
Exemplos do uso de estória
- Paulo sempre conta estória de pescador.
- Meu avô gosta de contar estória.
- Todas as estórias nos ensinam uma coisa boa que pode ser aplicada no dia a dia.
Obs.: não se esqueça que o termo caiu em desuso e não deve ser utilizado de maneira ampla mais.
Significado de história
O termo, com H e com I, é um substantivo feminino que representa as narrativas verdadeiras e as fantasiosas de maneira geral. A palavra tem origem no termo grego “historie” que possui como significado “conhecimento através da investigação“.
Esse era o termo usado para representar apenas a história como ciência antigamente. Hoje em dia o termo também deve ser usado para representar histórias fantasiosas e inventadas. Sendo assim, ela é usada para representar relatos baseados em fatos reais e em fatos fictícios.
Dá-se o nome de historiador à pessoa que trabalha com a história como ciência. Sendo ele a pessoa responsável por correr atrás dos fatos e analisar, de acordo com uma metodologia, o que é real.
Obs.: o termo, segundo o Novo Acordo Ortográfico, pode ser escrito com letra maiúscula ou minúscula quando se referir a domínios do saber, cursos e disciplinas. Já quando se referir a coisas fantasiosas utilizaremos sempre minúscula.
Exemplos do uso de história
- Eu gosto de estudar história na escola.
- A história do Brasil pode nos ajudar a termos um futuro melhor.
- Crianças adoram uma história infantil.
Obs.: deve-se observar que os dois termos são escritos com acento, se estiver sem acento estarão escritos de maneira errada.
E aí, conseguiu entender a diferença entre estória e história? Deixe um comentário com dúvidas, sugestões ou críticas, pois, assim, conseguiremos ajudar um número maior de pessoas.