Predeterminado ou pré-determinado, você sabe qual o certo? O Novo Acordo Ortográfico para os países de língua portuguesa, vigente desde janeiro de 2009, criou regras específicas para o uso do hífen e, nesse caso, se devemos usar acento ou não na hora de se escrever. O correto, nesse caso, é sem acento e tudo junto: predeterminado. Pré-determinado está escrito errado.
Aqui verá um pouco sobre o que é esse termo, qual forma está certa e seu significado. Além disso, é preciso que faça exercícios de fixação e que procure outras fontes de informação, pois, assim, poderá fixar melhor o conteúdo em sua mente e não errar na hora em que precisar usá-lo.
Predeterminado ou Pré-determinado: Qual o Certo?
A forma correta de escrever o termo é predeterminado.
Portanto, pré-determinado está escrito de forma errada e não deve ser usado em seus textos.
O Novo Acordo Ortográfico prevê que os prefixos “pre” e “pro” não devem ser acompanhados de hífen quando os mesmos forem átonos, como é o caso desse termo.
Por isso deve-se escrever junto e sem acento, cuidado para não cometer esse erro na grafia.
Observação: esse fato passou a valer apenas após o acordo ortográfico de 2009, anteriormente a palavra era grafada com acento e hífen – pré-determinado. Por isso muitas pessoas podem ficar confusas ao utilizar o termo, mas, agora, você não possui mais motivos para errar como se escreve.
Significado de predeterminado
Significa uma coisa determinada anteriormente, ou seja, que foi determinada de maneira antecipada.
Sinônimos: predefinido, combinado, ajustado e acertado.
Frases de exemplo
- Foi predeterminado na sala de aula que iríamos ter prova somente quando passasse a greve.
- Nós fizemos um acordo predeterminado pois, assim, beneficiaria a nós dois.
Esperamos que esse artigo sobre se devemos usar pré-determinado ou predeterminado tenha sido útil para você. Deixe-nos um comentário mais abaixo com dúvidas, sugestões ou críticas, pois, assim, poderemos ajudar um maior número de pessoas com o nosso conteúdo.