Leseira ou Lezeira: Qual o Correto?

Leseira ou lezeira, você sabe qual o termo certo? Há uma grande número de palavras que temos dúvidas se devemos escrever com S ou Z e isso se dá porque a língua portuguesa é uma das mais complexas do planeta. Mas, não se preocupe, mais abaixo verá como se escreve a palavra e, também, seu significado para que você possa aprender tudo sobre essa palavra.

Também seria importante fazer exercícios de fixação e buscar outras fontes de informação, pois, dessa forma, poderá expandir seu vocabulário e utilizar-se de todas as ferramentas online para aprender cada dia mais.


leseira ou lezeira qual o correto
Leseira ou Lezeira: Qual o Correto?

Leseira ou Lezeira: Qual o Correto?

O certo é leseira, com S.

A palavra lezeira, com Z, não existe no dicionário de língua portuguesa e, por isso, está com a grafia errada. Então não deve ser usada em hipótese alguma.

Significado de leseira

Significa um estado onde a pessoa está com indisposição, onde há ausência de forças ou de energia para executar as tarefas normais do dia a dia.

Também pode dizer respeito àquele estado onde a pessoa está se sentido meio atordoada ou tonta.

Além disso, pode ser usado de forma pejorativa indicando uma pessoa que possui comportamento idiota ou que não condiz com o comportamento de pessoas que estão em estado de sã consciência.

Alguns sinônimos de leseira são: preguiça, indolência, moleza, idiotice, palermice, desânimo e morosidade.

Exemplos do uso do termo em frases

  • Sinto uma leseira na cabeça que pode ter sido causada pela pancada que levei no futebol.
  • Você está uma leseira hoje, por isso pode ir pra casa descansar e volte melhor amanhã.

Espero que esse artigo sobre se deve escrever lezeira ou leseira possa lhe ser útil. Deixe-nos um comentário com dúvidas, sugestões ou críticas, pois, assim, podemos ajudar um número maior de pessoa com o nosso conteúdo.

5/5 - (1 vote)

2 comentários em “Leseira ou Lezeira: Qual o Correto?”

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.