Benvindo, Bem Vindo ou Bem-Vindo: Qual o Correto?

Benvindo, bem vindo ou bem-vindo, qual o correto? A Nova Ortografia da Língua Portuguesa está em vigor desde 2009 e, ainda, muitas pessoas possuem dúvidas sobre se devemos usar ou não o hífen na referida palavra. Aqui verá como se escreve certo o termo e, além disso, verá o significado e alguns exemplos de uso em frases para que entenda de uma vez por todas tudo sobre o uso correto.

Além de ler esse artigo até o seu fim, seria interessante buscar outras fontes de informação(como o Yahoo Respostas ou a Wikipedia) e fazer exercícios de fixação pois, assim, poderá guardar na sua mente de forma mais fácil a forma correta de escrita da palavra.

benvindo bem vindo ou bem-vindo qual o correto

Benvindo, Bem Vindo ou Bem-Vindo: Qual o Correto?

Benvindo, Bem Vindo ou Bem-Vindo: Qual o Correto?

Apenas duas estão corretas, mas você sabe quais são elas? Veja mais abaixo um resumo sobre isso:

  • Benvindo: substantivo próprio, ou seja, trata-se do nome de uma pessoa.
  • Bem Vindo: Grafia errada do termo.
  • Bem-Vindo: Grafia correta do termo que diz respeito a uma saudação dita a uma pessoa que acaba de chegar a algum lugar.

Se seu objetivo era, de forma rápida, ver qual o termo estava certo entre Benvindo, bem vindo ou bem-vindo, acredito que já tenha alcançado. Caso deseje saber mais sobre o termo e ver como fazer o uso em frases, leia o artigo até o final.

Significado de Benvindo

É um substantivo próprio, ou seja, esse termo é usado para dar nome a uma pessoa.

Por isso o termo deve ser sempre escrito com maiúscula.

Exemplos do uso em frases

  • O Benvindo é o meu professor preferido.
  • O nome do meu avô é Benvindo.
  • Peça ao Sr. Benvindo que compareça ao meu escritório porque lhe darei um aumento salarial.

Significado de Bem-Vindo

É um adjetivo e significa o sentimento de uma pessoa que sente que foi bem recebida no local onde chegou. Porém, pode também significar uma pessoa que chegou a algum lugar sem nenhum arranhão.

Pode ser usado como uma interjeição que dá boas-vindas à pessoa que acabou de chegar, ou seja, trata-se da recepção de uma pessoa de forma amistosa.

Alguns sinônimos de bem-vindo podem ser: boas-vindas, bem-acolhido, bem-recebido, bem-aceito, desejado e ansiado.

Exemplos do uso em frases

  • Seja bem-vindo à minha humilde residência.
  • Sentia-se bem-vindo, mas algo lhe dizia que ali não era o seu lugar.
  • É muito bom sentir-se bem-vindo onde vamos.

Obs.: Essa hifenização é uma regra criada pelo Novo Acordo Ortográfico que entrou em vigor em 2009. Anteriormente a Academia Brasileira de Letras travava as palavras benvindo e bem-vindo como duas formas corretas de escrever a mesma palavra. Porém na 5.ª edição do Vocabulário Ortográfico estabeleceu-se que o termo correto era apenas o separado e com hífen.


Espero que esse texto sobre se deve escrever bem vindo, Benvindo ou bem-vindo tenha sido útil para você e que, agora, não erre mais a grafia do termo. Deixe-nos mais abaixo um comentário com dúvidas, sugestões ou críticas,= pois, assim, poderemos ajudar um número maior de pessoa com o nosso conteúdo.

Fazer comentário