Tráfego ou Tráfico: Qual a Diferença?

Existe um grande número de pessoas que possuem dúvidas se devem usar tráfego ou tráfico nas suas frases. Essa dúvida se dá porque essas são palavras parônimas, ou seja, possuem escritas e pronúncias parecidas, porém possuem significados diferentes. Aqui verá qual a diferença entre cada um dos termos e quando usa-los para se expressar.

Também é importante que busque outras fontes(como a Wikipedia ou o Yahoo Respostas) e que faça exercícios para fixar melhor o conteúdo. Assim poderá aprender cada dia mais sobre o português e melhorará sua escrita na hora em que precisar.


trafego ou trafico qual o correto

Tráfego ou Tráfico: Qual o Correto?

Tráfego ou Tráfico: Qual a Diferença?

As duas palavras existem na língua portuguesa e, embora possuam grafias e pronúncias parecidas, possuem significados diferentes.

No entanto, há uma grande confusão na hora da grafia de cada um dos termos em frases.

Mais abaixo poderá ver o significado de cada um deles e qual o seu uso.

Obs.: Alguns dicionários apresentam as palavras como se fossem sinônimos, embora seja socialmente aceito que as palavras possuem sentidos diferentes, mas essa separação é relativamente nova na nossa língua. Portanto tente usar as palavras com significados diferentes, pois a tendência é que essa prática seja adotada pelos mecanismos oficiais.

Significado de Tráfego

É um substantivo comum que significa a movimentação de pessoas, veículos ou aeronaves.

Pode se referir, também, ao transporte de mercadorias;

Alguns sinônimos de tráfego são: circulação, movimento ou trânsito.

Exemplos de uso de Tráfego em frases

  • O tráfego de veículos está intenso em São Paulo.
  • Precisa-se de muita atenção para ser um controlador de tráfego aéreo.

Significado de Tráfico

É um substantivo comum que significa a operação de comercialização ilegal, clandestina ou antiética. Mas o termo pode ser usado para se referir ao comércio legalizado como representando uma transação comercial.

Também pode dizer respeito ao comércio de produtos proibidos por lei, como drogas e produtos que não são permitidos pelo governo.

Alguns sinônimos de tráfico são: contrabando, transação, mercadejo ou troca.

Exemplos de uso de Tráfico em frases

  • O tráfico de drogas é uma das principais causas da violência nos países subdesenvolvidos.
  • Devemos combater o tráfico para termos uma sociedade mais saudável.

Espero que tenha entendido qual a diferença entre tráfico e tráfego e possa, agora, escrever corretamente suas frases. Deixe-nos abaixo um comentário com dúvidas, sugestões ou críticas pois, assim, podemos ajudar um número maior de pessoas com o nosso conteúdo.

Fazer comentário