A Presidenta ou A Presidente: Qual o Correto?

A presidenta ou a presidente, você sabe qual é o correto? Essa discussão gerou muitas dúvidas enquanto Dilma Rousseff ainda presidia o país. Isso porque ela insistia em usar o termo “presidenta”, mesmo depois de tantas críticas. Mas os dois termos existem no português e ambos os usos para indicar o cargo máximo do executivo no Brasil, no feminino, é correto.

Ambas as palavras podem ser usadas com a finalidade de representar o cargo máximo do executivo de um país, isso pode ser verificado no Dicionário Aurélio, no site da Academia Brasileira de Letras, na Wikipedia e, esse uso, possui apoios como o do Prof. Pasquale e Evanildo Bechara.


a presidenta ou a presidente qual o correto

A Presidenta ou A Presidente: Qual o Correto?

A presidenta ou a presidente: Qual o Correto?

Os dois termos estão escritos corretamente e podem ser usados no nosso português.

Porém a grafia “a presidente” é mais usual e, por isso, causa-se estranheza quando alguém usa “a presidenta”. Ou seja, o significado dos dois termos é o mesmo e ambos podem ser usados para representar o líder máximo do executivo no Brasil, quando este for do sexo feminino.

A palavra “presidenta” existe desde 1899, no dicionário de Cândido de Figueiredo, e, portanto, não faz nenhum sentido as pessoas ficarem espantadas com o seu uso.

A ex-presidente ou Ex-presidenta

A discussão, aqui, é a mesma.

Ambos os termos estão corretos, mas a alternativa com o final “e” é mais aceito por ser mais usado. Embora não haja nada errado com o termo com o final “a”.

Frases de exemplo

  • A Excelentíssima Senhora Presidenta da República, Dilma Rousseff, visitou a França no dia de hoje.
  • Dilma Rousseff é nossa ex-presidente e, por isso, merece todo o respeito apesar de tudo.
  • Dilma Rousseff sofreu impeachment quando era presidenta.
  • Angela Merkel pode ser considerada a presidente da Alemanha pois seu cargo é equivalente.

Espero que esse artigo sobre se deve usar presidente ou presidenta, para representar o feminino do cargo máximo do executivo no Brasil, tenha lhe sido útil. Deixe-nos um comentário com dúvidas, sugestões ou críticas pois, assim, podemos ajudar um número maior de pessoas a não errarem mais na gramática.

Fazer comentário