Caprichar ou caprixar: qual o certo?

A dúvida que nos ocorre é se devemos escrever caprichar ou caprixar, pois muitos não sabem se devem escrever com x ou com ch essa palavra. Mas já podemos adiantar que a grafia correta é com ch, a grafia com x está errada e deve ser evitada.

Entretanto poderá acompanhar mais no artigo e, com isso, entender como se escreve certo esse termo. Esperamos que leia o artigo todo e que pratique em suas frases para que nunca mais esqueça o termo correto.


caprichar ou caprixar qual o correto

Caprichar ou caprixar: qual o certo?

A grafia correta é caprichar, com ch.

A palavra caprixar, com x, está escrita de forma errada e não existe no dicionário de português. Por isso não deve ser usada na hora da escrita. Seu uso acarretará em um erro de ortografia.

A palavra é formada a partir da derivação sufixal. Nesse caso há o acréscimo do sufixo-ar ao substantivo capricho para formar, assim, o verbo em destaque. Por isso a grafia do termo é com ch e não com x.

Significado de caprichar

Possui como significado fazer algo da melhor forma possível, se dedicando para seja bem feito. Também pode ser usado para indicar algo em abundância.

Alguns sinônimos são: primar, prezar, afetar, cuidar, dedicar-se, afincar e teimar.

Palavras da mesma família também são com ch

Deve-se prestar atenção na escrita do termo pois palavras da mesma família devem ser escritas da mesma forma tal como é com o verbo. Sendo assim, todas as conjugações do verbo devem ser escritas com ch, bem como palavras que possam surgir a partir desse termo. Veja abaixo um exemplo dessas conjugações no pretérito perfeito do indicativo:

  • Eu caprichei
  • Tu caprichaste
  • Ele/Ela/Você caprichou
  • Nós caprichamos
  • Vós caprichastes
  • Eles/Elas/Vocês capricharam 

Com isso você pode saber como escrever de forma correta em todas as conjugações verbais.

Exemplo do uso em frases

  • Tive de caprichar na prova pois, caso contrário, poderia ser reprovado nessa matéria.
  • O trabalho dele não ficou de todo ruim, mas pedir para caprichar mais na próxima execução.

Fazer comentário