Catorze ou Quatorze: Qual o Certo?

Catorze ou quatorze, você sabe qual o certo? Muitas pessoas possuem dúvida com relação a esse assunto, principalmente depois do Novo Acordo Ortográfico. Mas, não houve mudança quanto a esse termo e, tanto Brasil como em Portugal, adota-se as duas formas como corretas para representar o número 14 por extenso.

Ambas as palavras existem no dicionário Aurélio e significam a mesma coisa. Também é possível fazer a pesquisa dos dois vocábulos no site da Academia Brasileira de Letras, podendo ver que as duas grafias estão corretas. Saber como se escreve os numerais é uma das coisas básicas do ensino fundamental, por isso você deve correr atrás para aprender isso o mais rápido possível.

Busque, também, outras fontes de informação(como o Yahoo Respostas e a Wikipedia) e faça exercícios(de preferência com gabarito) para que fixe o conteúdo no qual você possui dúvidas.

catorze ou quatorze novo acordo ortográfico

Catorze ou Quatorze: Novo Acordo Ortográfico

Catorze ou Quatorze: Qual o Certo?

As duas palavras existem no vocabulário da língua portuguesa e significam a mesma coisa: a forma como se escreve o número 14 por extenso. Há essa confusão, que é comum no português, se devemos usar QU ou C para escrever certas palavras, mas, nesse caso, as duas opções são válidas.

Ambas possuem como origem a palavra em latim quattuordecim. Com essa origem algumas pessoas podem pressupor que deve-se escrever com “QU”, mas a palavra escrita com “C” apenas sofreu uma adequação ortográfica baseada na fonética da sílaba e, por isso, essa forma também está correta.

No Brasil ambas as palavras são amplamente usadas e aceitas. Em Portugal, por outro lado, há uma predominâncias da palavra catorze, sendo que a palavra quatorze está caindo em desuso. Mas pode-se usar as duas formas para representar o número 14, pelo menos por enquanto.

Obs.: o 14 é o número que é precedido pelo 13 e sucedido pelo 14. Possui 14 unidades, podendo ser representado como a soma de 10 + 4. Pode ser dito, também, que possui 1 dezena e 4 unidades.

Frases de exemplo

  • Henrique fez quatorze anos em 2019.
  • Nosso encontro ficou marcado para catorze horas porque ele precisava almoçar.
  • Tenho quatorze mil reais no banco.
  • O rapaz queria me pagar catorze reais no cheque, por isso disse que ele poderia me pagar depois.

Espero que esse texto que fala se deve escrever quatorze ou catorze tenha sido útil para você. Deixe-nos um comentário com sugestões, críticas ou perguntas pois, assim, podemos ajudar um número maior de pessoas com nossos conteúdos.

Fazer comentário