Cena ou sena

A dúvida sobre qual o correto, cena ou sena, ocorre porque as duas são palavras homófonas, pois possuem a mesma pronúncia, mas significados e escritas diferentes. Com isso já é possível adiantar que ambas estão com a grafia certa e existem no dicionário de português, porém não são sinônimos.


Cena ou sena: qual o correto?

As duas formas estão corretas e existem no vocabulário da língua portuguesa, porém possuem significados diferentes e isso pode causar muita confusão para quem deseja usar uma delas em suas frases.

A forma como se escreve, nesse caso com “c” ou com “s”, indicará o sentido com o qual a mesma deve ser usada. Por isso devemos prestar atenção na hora da escrita para que não cometamos um erro.

Significado de cena

Pode significar o local onde ocorre determinado espetáculo, o cenário de um local, uma ação teatral, a subdivisão de um filme ou de uma peça de teatro, lugar onde se passa uma ação ou paisagem. Pode ainda significar uma ação censurável que, normalmente, se dá em público por não aceitar o desfecho de uma situação.

Possui origem na palavra latina scena. Na evolução linguística houve a supressão da letra “s” para formação do termo tal como conhecemos hoje na língua portuguesa.

Alguns sinônimos de cena são: episódio, acontecimento, cenário, decoração, local, lugar, espetáculo, fingimento ou simulação.

Exemplos com cena

  • A cena do filme foi emocionante, tanto que aplaudimos de pé após o seu término.
  • Ela fez uma cena quando foi informada que o objeto custava mais do que ela tinha.

Significado de sena

A palavra sena, por sua vez, significa seis. Normalmente esse termo é mais usado em jogos como baralho, loteria, dominó, etc. Existe até a loteria chamada “Mega Sena”, muito popular no Brasil, onde os participantes devem acertar os seis números sorteados para ganhar o prêmio principal.

Também pode estar relacionado ao nome de um povo em Moçambique ou com o nome botânico de várias árvores. Porém seu uso nesse sentido fica restrito à referência a esses assuntos.

Possui origem na palavra latina sena, sendo assim deve ser escrita exatamente como sua origem e representa um sinônimo de seis.

Exemplos com sena

  • Acertei a sena na loteria e ganhei o prêmio.
  • Queria ganhar o jogo, mas só veio sena nas cartas de baralho que peguei.

Fazer comentário