Concenso ou consenso: qual o correto?

Você sabe se o correto é concenso ou consenso? Apenas uma das palavras está com a grafia certa, mas muitas pessoas confundem como se escreve o termo. A grafia correta, nesse caso, é com “s” no meio da palavra, sendo a única que existe no dicionário de português.

Além disso, poderá ver nesse artigo o significado do termo e alguns exemplos de uso para que, assim, possa ter informações mais abrangentes acerca desse vocábulo.


concenso ou consenso qual o correto

Concenso ou consenso: qual o correto?

O correto é consenso, com “s”.

A grafia concenso, com “c”, está errada e não existe no dicionário de português. Por isso essa grafia é considerada errada e não deve ser utilizada, acarretando em um erro de ortografia.

A palavra possui origem no termo latino “consensus” e, por isso, deve ser escrita com “s” no meio da palavra como sua origem etimológica. Palavras da mesma família(cognatas) também deverão, então, ser escritas da mesma forma: consentimento, consensual, consentir, consensualidade, etc.

Significado de consenso

A palavra é um substantivo e pode possuir alguns significados como:

  • Aceitação ou concordância de uma ideia pela maioria ou totalidade de uma comunidade.
  • Senso comum ou bom senso.
  • Ação de dar consentimento a algo.
  • Metodologia de tomada de decisões que consiste na aceitação de um ponto devido ao fato de não haverem objeções ao que foi proposto.

Sinônimos: senso comum, bom senso, consentimento, autorização, aprovação, permissão, entendimento, harmonia, concordância, unanimidade ou conformidade.

Frases de exemplo com o termo

  • Precisamos chegar a um consenso para fecharmos o negócio.
  • O consenso popular nos mostra que existem ações que são malvistas por todos.

Fazer comentário