Denegrir ou denigrir

Devemos escrever denegrir ou denigrir? Essa é uma dúvida que aflige muitas pessoas, mas ambas estão corretas e possuem o mesmo significado. Por isso não faz diferença qual delas você use nas suas frases.


Denegrir ou denigrir: qual o correto?

Ambas as grafias estão corretas e existem no dicionário de português. Para verificar esse fato pode-se fazer uma pesquisa rápida no site da ABL pelos dois termos.

Além de ambos os termos existirem, eles possuem o mesmo significado, não fazendo diferença qual deles usar em suas sentenças. Por isso as duas grafias podem ser vistas na linguagem escrita.

Significado de denegrir ou denigrir

Podem significar:

  • Fazer a redução da transparência de algo;
  • Fazer ficar mais escuro ou negro;
  • Fazer com que uma pessoa seja mal vista, ou seja, abalar a boa reputação que esta possui.

Observação: muitas pessoas evitam usar e repudiam o termo por causa do racismo. Por isso é possível que alguns cidadãos não vejam com bons olhos esses termos.

Formação das palavras

O verbo denigrir pode possuir origem no termo latino denigrare ou no termo francês dénigrer. Devendo, portanto, ser grafado seguindo sua origem etimológica.

O verbo denegrir, por outro lado, é formada por derivação sufixal a prefixal, onde é acrescido o prefixo de- e o sufixo -ir à palavra negro(de- + negro + -ir) para a formação de um novo vocábulo.

Exemplos do uso em frases

  • Devemos tomar cuidado para não denigrir a imagem de outras pessoas.
  • Precisamos demitir esse funcionário para não denegrir a imagem da empresa.

Fazer comentário