Ingressar ou Engressar: Qual o Correto?

Devemos falar e escrever ingressar ou engressar na faculdade? Essa é uma grande dúvida que faz com que muitas pessoas cometam erros de português na hora de falar e na hora de se escrever. Saber como se escreve a palavra é importante pois, caso contrário, poderá escrever errado e cometer uma gafe.

Por isso fique atento e leia esse artigo até o final. Aqui verá o qual o termo correto, o significado e exemplos de uso em frases para que possa observar como devemos usar esse verbo na hora de escrever.


ingressar ou engressar qual o correto

Ingressar ou Engressar: Qual o Correto?

Ingressar ou Engressar: Qual o Correto?

O certo é ingressar, com i.

A palavra engressar, com e, está escrita de forma errada e não existe no dicionário de língua portuguesa. Portanto não deve ser usada em nenhuma hipótese.

Isso ocorre por causa da formação da palavra, que se dá pela palavra ingresso(que teve origem na palavra latina ingressu) acrescida do sufixo verbal “-ar”. Então sempre deverá ser escrita com “i” e, além disso, todas as palavras que derivarem dela também deverão ser escritas com “i”.

Significado de ingressar

A palavra possui como significado iniciar a participação em algo.

Também pode significar entra no interior de algo ou de algum lugar, de forma a fazer parte daquele novo cenário.

Alguns sinônimos de ingressar são: entrar, adentrar, penetrar, afiliar-se, incorporar, inscrever-se, matricular-se ou juntar-se.

Frases de exemplo

  • Para ingressar na faculdade é preciso ter uma nota boa no ENEM.
  • É possível ingressar nos Estados Unidos a partir do Canadá.

Observação: sugerimos que sejam feitos exercícios para que fixe melhor o conteúdo e que escreva suas próprias frases para treino. Também aconselhamos o uso de outras fontes, como a Wikipedia e o Yahoo Respostas, para melhorar seu vocabulário e aprender mais sobre a língua portuguesa.


O que você achou desse artigo sobre se deve usar engressar ou ingressar nas suas frases? Deixe-nos um comentário com dúvidas, sugestões ou críticas pois, assim, poderemos ajudar um número maior de pessoas com suas dúvidas.

Fazer comentário