Linguagem verbal e não-verbal

Desde os primórdios as pessoas dedicam boa parte do seu tempo a se comunicarem umas com as outras e isso se dá através da linguagem verbal e da linguagem não-verbal. Inclusive muitas vezes utiliza-se das duas formas, gerando a forma mista, para a expressão de uma ideia.

A comunicação é uma das coisas que nos diferenciam dos demais animais e, por isso, devemos aprender cada vez mais sobre esse tema. O artigo que estamos lhe disponibilizando fala um pouco sobre cada uma delas para que possa ter ideia de onde elas estão presentes.

Linguagem verbal

aviso acesso restrito

Trata-se da forma de comunicação que utiliza-se da fala ou da escrita, através do uso das palavras, para expressar algo.

Nesse quesito, temos as línguas(português, inglês, espanhol, etc.) como a base da expressão dos nossos pensamentos.

Exemplos de utilização: livros, avisos escritos, fala, ligações, entre outros.

Linguagem não-verbal

placa de transito

Trata-se da comunicação sem o uso de palavras para expressar algo. Aqui vale utilizar-se de quaisquer mecanismos, desde que não sejam palavras, para a comunicação.

Exemplos de utilização: placas de trânsito, linguagem corporal, imagens, figuras, gestos, expressões faciais, entre outros.

Linguagem mista

turma da monica quadrinhos

Nesse caso há o uso dos dois tipos anteriores para passar determinada mensagem.

Esse é, portanto, o tipo mais completo e é o que as pessoas mais utilizam pois a linguagem verbal e a linguagem não-verbal se completam para passar a mensagem de forma mais concisa.

Exemplos de utilização: histórias em quadrinhos, filmes, conversas, entre outros.


Espero que tenha entendido o tema e que possa tirar nota 10 fazendo exercícios sobre esse assunto. Saiba que fazer exercícios é de vital importância para fixar o conteúdo e nunca mais esquecer um tema que lhe é apresentado, portanto mãos à obra.

Fazer comentário