Mais, Mas ou Más: Quando usar?

Mais, mas ou más, você sabe quando usar cada uma dessas três palavras? É grande o número de pessoas que estão estudando qual a diferença entre elas e qual o significado de cada palavra. Nosso português é uma língua muito difícil e isso pode causar problemas na vida de quem precisa usar a linguagem escrita.

Aqui poderá ver alguns exemplos de uso de cada uma dessas palavras. Mas é importante salientar que deve-se fazer exercícios(de preferência com gabarito) e atividades para que, assim, fixe mais o conteúdo.


mais mas ou más quando usar

Mais, Mas ou Más: Quando usar?

Mais, mas ou más: Quando usar?

Antes de mais nada é preciso salientar que as três palavras existem no português e estão grafadas de maneira correta.

Por serem tão semelhantes, tanto na pronúncia, quanto na escrita, algumas pessoas possuem dificuldade em distinguir quando usar cada uma delas.

Veja abaixo, em tópicos separados, o significado e quando deverá usar cada uma delas.

Significado de mais e quando usar

Esse é o termo que possui uma maior flexibilidade quanto ao que pode significar:

  • Normalmente é um termo que é usado como advérbio de intensidade e pode expressar: em maior quantidade, maior intensidade, cessação, limite, acima de, daqui a pouco(logo mais), entre outros.
  • Também pode ser um substantivo, expressando: a maior porção, resto, o maior número.
  • Além disso, pode ser usado como pronome indefinido, significando: em maior quantidade ou as outras pessoas.
  • Ainda pode ser usado como preposição, significando: junto a. Além de conjunção aditiva, podendo significar: ligação ou adição.

Para decidir quando deve usar a palavra mais, com i e sem acento, deverá olhar o significado que a palavra possui e ver se as outras se encaixam antes. Pois, se pensar demais nela, poderá perder uma parte preciosa do seu tempo. Mas, se deseja ir por esse caminho, a primeira alternativa é a mais usada nos textos atuais.

Exemplos do uso de mais em frases

  • Logo mais tenho que ir à casa da Maria para fazermos o trabalho de matemática.
  • Eu era mais feliz antes de completar 18 anos.
  • Precisamos de mais escolas no Brasil e menos armas.

Significado de mas e quando usar

O significado de mas, sem acento, é mais simples. A palavra pode ser de duas classes gramaticais apenas:

  • conjunção coordenativa adversativa: liga duas orações ou períodos, introduzindo uma frase com oposição ao que anteriormente foi dito.
  • advérbio: usa para corroborar com o que uma pessoa acabou de dizer(exemplo: A moça me deixou muito assustado, mas muito assustado). Porém o uso com esse sentido é menos comum.

Para decidir se deve usar a palavra mas, quando for conjunção coordenativa adversativa, basta substituir a mesma por um dos seus sinônimos(todavia, contudo, entretanto, porém) e se a frase ainda continuar fazendo sentido, então, deverá utilizar mas sem i e sem acento. Como advérbio basta ver se, no contexto do que foi dito, ela exerce essa função.

Exemplos do uso de mas em frases

  • Eu gostava dela, mas ela despedaçou meu coração.
  • Eu fui bem na prova, mas não tirei nota 10.
  • Eu gosto de jogar futebol, mas estou meio fora de forma.

Significado de más e quando usar

O significado de más é, também, mais simples. A palavra pode ser, apenas, de duas classes gramaticais:

  • Adjetivo: feminino de maus, que faz maldades, que se opõem às leis e aos bons costumes ou cujas características são ruins.
  • Substantivo masculino: de outro modo, senão, diz-se daquele que dificulta a vida de alguém.

Para saber quando usar más, quando for um adjetivo, deve-se substituir a palavra pelo seu antônimo(boas) e, se a frase ainda fizer sentido, deverá usar más sem i e com acento. Já seu uso como substantivo masculino não é muito frequente e, nesse caso, basta ver se pertence à essa classe gramatical.

Exemplos do uso de más em frases

  • Existem muitas pessoas com más atitudes
  • As pessoas são más, por isso não devemos confiar cegamente em ninguém.
  • As mulheres não são más.

Espero que esse artigo sobre quando deve-se usar más, mais ou mas possa lhe ser útil. Deixe-nos um comentário com dúvidas, sugestões ou críticas pois, assim, podemos ajudar um número maior de pessoas.

Fazer comentário