Nos encontrarmos ou nos encontrar: qual o correto?

Devemos escrever nos encontrarmos ou nos encontrar? As duas formas podem ser usadas no português, mas em momentos diferentes. Por isso você deve ficar atento na hora da escrita para que, assim, possa entender qual das formações usar em cada momento para que sua frase esteja escrita do jeito certo.

Leia o artigo todo pois, assim, poderá saber quando usar cada um dos termos para que possa acertar a forma como se escreve. Veja, também, exemplos de uso com as formações para sanar de vez todas as dúvidas que possui.


nos encontrarmos ou nos encontrar qual o correto

Nos encontrarmos ou nos encontrar: qual o correto?

As duas formações estão corretas e podem ser usadas na formação de frases, porém devem ser usadas em momentos diferentes:

  • Nos encontrarmos: deve-se usar essa formação sempre que: (i)houver a definição do sujeito, (ii)pretender definir o sujeito, (iii)se a ação for recíproca e quiser mostrar que os sujeitos das orações são diferentes ou (iv)indicar uma ação que possivelmente acontecerá no futuro.
  • Nos encontrar: deve-se usar essa formação sempre que: (i)não existir definição do sujeito, (ii)os sujeitos da primeira e da segunda oração forem os mesmos, (iii)o verbo tiver regência de uma preposição ou (iv)houver a formação de locuções verbais

As duas formações são derivadas do verbo encontrar, que significa: achar, se deparar com, conhecer, fazer entrar em união, etc. Possuindo como sinônimos: deparar, inventar, constatar, alcançar, aproximar, topar.

Exemplos do uso de nos encontrarmos em frases

  • Solicitei ao seu tio para nos encontrarmos amanhã pela manhã.
  • Quando nos encontrarmos, lhe entregarei seu presente de aniversário.

Exemplos do uso de nos encontrar em frases

  • Podemos nos encontrar amanhã para discutirmos os termos da nossa sociedade?
  • Quero que nosso trabalho saia de forma perfeita, por isso temos de nos encontrar para alinhar as ideias.

Fazer comentário