Supracitado ou supra citado, você sabe qual o correto? A Nova Ortografia da Língua Portuguesa nos trouxe regras bem específicas sobre como escrever esse termo. O certo de se escrever é supracitado(tudo junto), tanto supra citado(separado e sem hífen), quanto supra-citado(separado e com hífen), estão grafados de maneira errada e não devem ser usados no nosso português.
Países lusófonos(como Angola, Brasil, Moçambique e Portugal) devem se atentar a essa forma de escrita que, agora, é padronizada. Porém é necessário que o estudante, também, faça exercícios para fixar o conteúdo e que procure outras fontes de conhecimento(como a Wikipedia ou o Yahoo Respostas) pois, somente assim, poderá guardar a escrita certa em sua mente.
Supracitado ou Supra Citado: Qual o Correto?
O termo certo é supracitado, junto.
O termo supra citado e o termo supra-citado estão grafados de maneira errada segundo a Nova Ortografia e, por isso, não devem ser usados na linguagem escrita.
Significado de supracitado
A palavra é um adjetivo e significa citado anteriormente, explicado anteriormente ou citado mais acima.
Alguns de seus sinônimos são: referido, supramencionado, referenciado e supradito.
Formação da palavra
Supracitado é formado a partir de derivação prefixal.
Ou seja, é acrescentado prefixo “supra” à palavra “citado”. Isso faz com que a palavra ganhe um novo sentido dentro de um contexto específico.
De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, palavras devem usar hífen apenas quando o prefixo terminar com a mesma letra de início da segunda palavra ou quando a segunda palavra começar com h.
Exemplos sem hífen: suprarrenal, suprassumo, supramencionado e supranormal.
Exemplos com hífen: supra-hepático, supra-auxiliar, supra-humano e supra-hormonal.
Exemplos do uso em frases
- Deverá ler o autor supracitado para se preparar para a prova.
- O assunto supracitado poderá lhe levar a outro nível de vida.
- O homem supracitado deverá ser sempre lembrado, pois faz parte da história.
Espero que esse artigo sobre se deve escrever supra citado ou supracitado lhe tenha sido útil e que, agora, saiba que o certo é escrever junto. Deixe-nos um comentário com dúvidas, sugestões ou críticas para que possamos ajudar um número maior de pessoas com o nosso conteúdo.