Fixar ou Afixar: Qual é a Diferença?

Fixar ou afixar, qual é a diferença entre essas duas palavras afinal? Antes de mais nada, é preciso dizer que ambas existem nos dicionários de língua portuguesa e, além disso, são sinônimas. Porém uma é mais usada que a outra e podem significar coisas diferentes, a depender do contexto em que forem usadas. Muitas pessoas ficam em dúvidas em como se escreve corretamente e, por isso, ler todo esse artigo poderá ser muito importante.

Porém é preciso que você faça exercícios e que busque informações em outras fontes, como na Wikipedia e no Yahoo Respostas, pois, assim, será capaz de saber quando deverá usar cada uma delas de forma mais sólida.

fixar ou afixar qual e o correto

Fixar ou Afixar: Qual é o Correto?

Fixar ou Afixar: Qual é a Diferença?

As duas palavras estão certas e possuem certa similaridade em seu uso.

Porém fixar possui um sentido mais amplo e é mais usada no dia a dia, embora em vários casos seja possível usar qualquer uma das duas.

Significado de fixar

É um verbo que pode ter vários significados como: tornar algo fixo, olhar para alguém de maneira incisiva, determinar algo(como um horário) ou estabelecer algo(ou um conhecimento) definitivamente.

Alguns sinônimos de fixar são: firmar, prender, pregar, cravar, obstinar-se(a uma ideia, por exemplo), encarar, fitar, assentar, marcar, definir, memorizar, guardar, determinar, mandar, apegar-se(a alguém ou a algo) ou estipular.

Exemplos com fixar em frases

  • É preciso fazer exercícios para fixar o conteúdo.
  • Você pode fixar seu olhar naquele rapaz e perceber que ele está perdido na cidade.
  • Vamos fixar nosso encontro para treze horas.

Significado de afixar

É um verbo e possui como significado: fazer com que algo se torne fixo, colar ou “pregar” um aviso oficial(edital, preceito, legislação, etc.) ou adicionar um prefixo, sufixo ou infixo a um radical. É formado pelo termo anterior com a inserção do prefixo “a”.

Alguns sinônimos de afixar são: firmar, prender, pregar, colocar e colar.

Normalmente esse termo é usado para representar a colocação de algo em um local público, como um cartaz, banner ou edital. Ele é o mais indicado nesse caso, mas nada impede de usar o termo sem o prefixo “a”.

Exemplos com afixar em frases

  • Pedi ao funcionário para afixar os cartazes na parede.
  • Você deveria afixar esse aviso em outro lugar.
  • É preciso afixar o edital na data certa, porque o atraso pode gerar problemas.

Espero que esse artigo sobre e deve usar afixar ou fixar tenha lhe sido útil. Nos deixe um comentário com dúvidas, sugestões ou críticas pois, assim, poderemos ajudar um número maior de pessoas com nossos conteúdos.

Fazer comentário