Estorno ou Extorno: Qual o Correto?

Estorno ou extorno, você sabe qual o correto na hora de escrever? Muitas pessoas não sabem como se escreve certo essa palavra e, muito menos, o seu significado. Por isso, nesse artigo, verá o que é, sinônimos e a grafia correta para que nunca mais se esqueça.

Também é importante fazer exercícios para fixar o conteúdo e, além disso, buscar outras fontes(como a Wikipedia e o Yahoo Respostas) pois, assim, poderá expandir seu vocabulário e ter ainda mais conhecimento da nossa tão complicada língua portuguesa.


estorno ou extorno qual o correto

Estorno ou Extorno: Qual o Correto?

Estorno ou Extorno: Qual o Correto?

A palavra certa é estorno, com s.

A palavra extorno, com x, não existe no dicionário da língua portuguesa e, por isso, está escrita de maneira errada. Então não devemos escrever, jamais, dessa forma.

Mas a palavra, ainda, pode ser de duas classes gramaticais diferentes(substantivo ou verbo), possuindo, assim, funções diferentes em cada caso em que for usada. Mais baixo poderá ver uma explicação sobre a função dela em cada um dos casos.

Verbo

A palavra “estorno” pode significar a conjugação do verbo “estornar” na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo, como pode ser visto mais abaixo:

  • Eu estorno
  • Tu estornas
  • Ele/Ela/Você estorna
  • Nós estornamos
  • Vós estornais
  • Eles/Elas/Vocês estornam

Nesse caso, alguns sinônimos do verbo estornar podem ser: devolver, repor, anular, invalidar ou rescindir.

O verbo tem como significado a ação de devolução de um valor pago, seja por crédito ou débito, ou a invalidação de um contrato de seguro.

Exemplos de uso na forma de verbo em frases

  • Pode deixar, eu estorno o valor para você amanhã.
  • Eu estorno seu contrato e fazemos outro logo em seguida, pois esse primeiro estava com alguns erros.

Substantivo masculino

Como substantivo, a palavra tem como significado o ato de devolução de um valor pago indevidamente ou a anulação de um contrato de seguro.

Deve-se notar que, apesar dos significados parecerem iguais, as palavras possuem funções gramaticais diferentes.

Alguns sinônimos de estorno, quando substantivo, podem ser: devolução, reposição, restituição, reembolso, anulação, cassação ou rescisão.

Exemplos de uso na forma de substantivo em frases

  • O estorno bancário aconteceu somente ontem, quando o banco havia prometido na sexta-feira.
  • Peço que faça o estorno do valor pago porque não desejo mais ficar com o produto.

Espero que esse artigo sobre se deve usar extorno ou estorno em suas frases tenha sido útil para você. Deixe, mais abaixo, um comentário com dúvidas, sugestões ou críticas para que, assim, possamos ajudar um número maior de pessoas com nossos conteúdos.

Fazer comentário