Cade ou cadê: qual o correto?

É bom saber de antemão que os dois termos estão corretos e existem no português, porém cade e cadê representam coisas diferentes. Por possuírem significados diferentes, devem ser usados em diferentes situações e, por isso, fez-se necessária a criação desse artigo para abordar esse assunto.

Aqui verá o significado de cada um dos termos e quando usa-los. Também verá exemplos de uso em frases para que possa entender de forma definitiva como usar cada um dos dois termos.


cade ou cadê qual o correto

Cade ou cadê: qual o correto?

As duas formas estão escritas corretamente, porém possuem significados e usos diferentes.

Portanto poderá ver mais abaixo exemplos do uso de cada uma delas em frases e os seus significados para que possa tirar todas as suas dúvidas acerca do assunto.

Significado de cadê

Significa “onde está?”. Também pode como uma forma coloquial para dizer “quem disse que”. É usado em frases interrogativas para se perguntar onde se encontra algo.

Alguns sinônimos são: “quede”, “onde está” e “quem é de”.

Observação: esse termo deve ser usado apenas na linguagem informal. Por isso evite usar o mesmo na linguagem escrita quando for escrever provas, testes ou cartas. Além disso, deve-se observar que a sílaba tônica(que deve ser pronunciada com mais ênfase) é o “dê”.

Exemplos de frases com cadê

  • Você sabe cadê meu celular que estava em cima da mesa?
  • Cadê que vou na festa hoje.

Significado de cade

Significa uma espécie de árvore de onde é extraído o óleo de cade. Essa árvore também pode ser conhecida como cedro-de-espanha, oxicedro ou zimbro-bravo, sendo uma espécie de zimbro. (Fonte: Wikipedia)

Observação: nessa caso a sílaba tônica(que deve ser pronunciada com mais ênfase) é o “ca”.

Exemplos de frases com cade

  • O óleo de cade é extraído do zimbro-bravo.
  • O cade é uma árvore comum em Portugal e na França.

Esperamos que tenha entendido qual a diferença entre os dois termos e qual o correto para usar em cada um dos casos. Tome cuidado para não cometer erros na hora da escrita dos mesmos e treine para que possa saber qual deve usar na próxima vez em que for escrever.

Fazer comentário