Graçinha ou gracinha: qual o correto?

Existe um grande número de pessoas que não sabem se devem escrever graçinha ou gracinha em suas frases. O uso de cedilha confunde muitas pessoas, mas, nesse caso, a grafia correta é com “c”. A escrita com “ç” está errada e não deve ser usada pois acarretará em um erro de ortografia.

Além disso, poderá ver mais informações sobre esse termo no artigo. Algumas informações que verá serão: significado, sinônimos e exemplos de uso em frases. Por isso leia o artigo até o final para saber tudo sobre a palavra.


graçinha ou gracinha qual o correto

Graçinha ou gracinha: qual o correto?

O termo correto é gracinha, com “c”.

A grafia graçinha, com “ç”, está errada e não deve ser usada na hora de escrevermos. Por isso não use cedilha nesse caso para não cometer um erro de ortografia.

Por que é com “c” e não com “ç”?

A palavra gracinha é formada à partir da derivação sufixal da palavra graça acrescida do sufixo -inha, sufixo esse que gera uma palavra no diminutivo. Por isso faz-se muito essa confusão.

Porém devemos lembrar daquela regra de português que diz: não devemos usar cedilha(ç) antes da vogal “i” e  da vogal “e”. Portanto a palavra no diminutivo deve ser escrita com “c”.

Significado de gracinha

Significa algo engraçado e que causa risos. Também pode ser usado para representar um comportamento indesejado ou inesperado. Pode ser um pequeno carinho ou favor. Ainda pode significar algo ou alguém com aparência encantadora.

Alguns sinônimos podem ser: troça, teteia, gracejo, jocosidade, zombaria ou piada.

Exemplo de uso em frases

  • Não fique de gracinha com minha filha.
  • Ele adora fazer uma gracinha quando está perto da mãe dele.

Esperamos que tenha entendido que a grafia correta é com “c” e não com “ç”. Porque antes da vogal “i” e da vogal “e” não devemos usar cedilha.

Fazer comentário