Criancice ou criancisse: qual o certo?

Qual o certo, criancice ou criancisse? Você sabe a resposta para essa pergunta? Se acessou esse artigo provavelmente possui dúvidas sobre como se escreve essa palavra. A forma correta é com “c”, a palavra com “ss” está escrita errada e não existe no dicionário de português.

Só saber a escrita correta não é o suficiente, aqui nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre essa palavra e poderá ver o seu significado e o porquê de ela ser escrita com “c” e não com “ss”.


criancice ou criancisse qual o correto

Criancice ou criancisse: qual o certo?

O correto é criancice, com “c”.

A grafia criancisse, com “ss”, está errada e não deve ser usada. Caso a use estará cometendo um erro de ortografia e, por isso, deve evita-la.

Por que é com “c” e não com “ss”?

Porque a origem da palavra se dá através de derivação sufixal, onde, nesse caso, há a adição do sufixo “-ice” à palavra criança com a intenção de formar um novo substantivo.

Por isso ela deve ser escrita com “c” e não com “ss”.

Significado de criancice

Diz-se de comportamentos ou atitudes que são infantis, ou seja, que se assemelham aos de crianças. Pode ser considerado, ainda, uma demonstração de imaturidade por parte da pessoa que faz uma ação. É usado, na maioria das vezes, de forma pejorativa para reprimir um comportamento antissocial ou que não condiz com o jeito de agir de um adulto.

Alguns sinônimos são: imaturidade, infantilidade, garotice, ingenuidade, inocência, pureza, insensatez, irreflexão ou leviandade.

Exemplos de uso em frases

  • Ele postou aquela frase no Facebook apenas de criancice.
  • O homem tem 30 anos e fica de criancice.

Esperamos que tenha entendido que a grafia correta é com “c” e que a escrita com “ss” está errada e não deve ser usada pois acarretará em um erro de ortografia.

Fazer comentário