Goela ou guela: qual o correto?

A forma de dizermos os dois termos é semelhante, mas somente uma das duas escritas está correta. Você sabe se devemos escrever goela ou guela? A grafia correta é a com “o”. A palavra com “u” está errada e não existe, portanto não deve ser usada na hora da escrita.

Mais abaixo verá mais sobre esse tema para que possa, assim, saber de forma definitiva como usar corretamente a palavra. Além disso, poderá ver o significado do termo e alguns exemplos de uso para que, assim, possa sempre escrever certo.


goela ou guela qual o correto

Goela ou guela: qual o correto?

O correto é escrevermos goela, com o.

A palavra guela, com u, está escrita de maneira errada e não existe no dicionário. Por isso devemos evitar seu uso para não cometermos um erro de ortografia.

Por que essa confusão ocorre?

Essa é uma confusão comum pois a palavra teve origem no termo latino “gulella“.

Mas, com o tempo, a palavra foi evoluindo e hoje deve ser escrita com o, sendo que a sílaba tônica na hora de falarmos é o “e” com entonação aberta.

Significado de goela

Trata-se da parte anterior do pescoço, também chamada de garganta. Ou seja, a abertura que separa a boca da faringe, por onde passam os alimentos até chegarem no estômago.

Alguns sinônimos da palavra podem ser: fauce, garganta e gorgomilos.

Exemplos de uso em frases

  • Me empurraram goela abaixo aquela comida.
  • A galinha está com a goela inchada, por isso não consegue comer direito.

Esperamos que tenha aprendido que a grafia correta do termo é com “o” e que a grafia com “u” está errada. Sugerimos que treine como se escreve a palavra e seu uso em frases pois, assim, poderá fixar melhor o conteúdo e não cometerá esse erro de ortografia na próxima vez em que for usa-lo.

Fazer comentário