Comissão ou comição

Uma dúvida comum no português é se devemos escrever comissão ou comição, nesse caso muitos não sabem se devem usar “ss” ou “ç”. Porém só uma delas está certa e existe no dicionário, que é a com “ss”. Sendo assim, a grafia com “ç” está incorreta e, por isso, não deve ser usada.

Comissão ou comição: qual o correto?

A grafia correta é comissão, com “ss”.

A grafia comição, com ç, está errada e não deve ser usada na hora de escrita. Seu uso acarretará em um erro de ortografia.

O termo é de origem latina, advindo da palavra “comissionis” e, por isso, deve ser escrito com “ss”. Palavras cognatas deverão, também, ser da mesma forma escritas com “ss”. Exemplos: comissionado, comissionar, comissionável, comissionamento, etc.

Significado de comissão

Normalmente esse termo é usado para indicar o valor pago para aquele que trabalha como comissionado, ou seja, aquele que ganha uma porcentagem sobre a venda em que estiver envolvido.

Mas também pode significar um conjunto de pessoas que possuem a incumbência de para estudar um projeto ou assunto. Outro significado que a palavra pode ter é: o custo de operação bancária ou, ainda, a atribuição de uma função a uma pessoa ou a um grupo.

Exemplos de uso em frases

  • O funcionário recebe dois salários mínimos somados à uma comissão sobre a venda.
  • A comissão parlamentar foi criada para que se pudesse fazer um estudo mais apurado sobre o tema.

Fazer comentário