Hesitar, exitar ou esitar

O português é uma das línguas mais difíceis do mundo e uma das dúvidas que as pessoas possuem é se o correto é hesitar, exitar ou esitar. Nesse caso em específico, apenas as duas primeiras existem no dicionário de português, porém possuem significados diferentes e poderá ver isso nesse artigo.


Hesitar, exitar ou esitar: qual o correto?

Apenas hesitar e exitar estão escritas de maneira correta e existem na língua portuguesa. Porém possuem significados diferentes de acordo com a forma como se escreve.

O termo esitar, com s e sem h, não existe. Além desse termo, ainda existem outros que são comumente usados e que consistem em erros de ortografia, como: ezitar, hezitar, hexitar, etc.

Por isso você deve prestar atenção na hora da escrita para que não cometa esse erro.

Significado de hesitar

É um verbo e significa demonstrar incerteza acerca de uma ação e, com isso, agir de maneira insegura com relação ao ato em si.

Alguns sinônimos de hesitar são: titubear, vacilar e duvidar.

Exemplos com hesitar em frases

  • Se você hesitar, poderá perder a oportunidade de ser feliz.
  • Sempre iremos hesitar quando o perigo for iminente.

Significado de exitar

É um verbo e significa conseguir êxito em algo, ou seja, ter resultados satisfatórios mediante uma previsão de resultados.

Alguns sinônimos de exitar são: vencer, alcançar e conquistar.

Exemplos com exitar em frases

  • Vou exitar e ser feliz.
  • É preciso exitar em algo na vida.

Observação:

Embora esteja grafado de forma correta e exista na língua portuguesa, o verbo exitar não é muito utilizado. Além disso, nem todos concordam com seu uso.

Por isso ele não é muito visto e pode ser que alguns o considere como errado, porém ele existe e pode ser usado quando couber.

Fazer comentário