Inspirar e expirar

As palavras inspirar e expirar possuem muito em comum, porém há uma dúvida sobre quando usar cada um desses dois termos da nossa língua portuguesa. Isso ocorre porque, em um primeiro momento, ambos estão envolvidos com o ato de respiração. Porém são atos distintos desse processo e poderá ver mais sobre esse tema nesse artigo.


Inspirar e expirar: qual a diferença?

Antes de mais nada é preciso destacar que ambos os termos estão escritos de forma correta e existem no dicionário de português, porém possuem significados diferentes.

Embora isso seja verdade, são parte de uma mesma ação. Então é preciso ter cuidado para saber quando usar cada um deles em suas frases.

Significado de inspirar

O verbo significa trazer ar para dentro dos pulmões em seu sentido literal. No seu sentido figurado pode significar o ato de influenciar as atitudes das pessoas, tomando-se as ações de uma pessoa que se admira como exemplo.

Sinônimos de inspirar: aspirar, inalar, respirar, incutir, transmitir e imitar.

Exemplos com inspirar em frases

  • Inspirar pelo nariz e expirar pela boca é uma boa técnica de relaxamento.
  • Precisamos lutar para inspirar nossos jovens a desejarem um futuro melhor.

Significado de expirar

Lançar o ar que se encontra nos pulmões para fora do corpo. Também pode indicar a emissão de perfume por determinadas flores ou pessoas. Pode significar, ainda, deixar de existir ou ter a data de validade terminada. Em sentido figurado pode significar a ação de transmitir uma emoção.

Sinônimos de expirar: respirar, falecer, soltar, sucumbir ou revelar.

Exemplos com expirar em frases

  • Devemos sempre expirar pelo nariz, pois ele é nosso filtro de ar.
  • O prazo para expirar os pontos da CNH é de 12 meses.

Fazer comentário