Contraproposta ou Contra Proposta: Qual o Correto?

Você sabe se devemos escrever contraproposta ou contra proposta? Ou, ainda, contra-proposta? A dúvida, recorrente após o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em vigor desde 2009, é se escrevemos junto ou separado, com ou sem hífen. Você já deve imaginar que apenas uma delas está correta e poderá ver mais abaixo qual delas possui a grafia certa.

Poderá, também, ter uma noção do significado da palavra e ver alguns exemplos de uso em frases para que possa, assim, ter uma melhor noção do conteúdo. Além disso, deverá fazer exercícios sobre o tema e buscar outras fontes de informação(como o Yahoo Repostas e a Wikipedia) para que fixe o conteúdo e possa começar a escrever certo naturalmente.


contraproposta ou contra proposta qual o correto

Contraproposta ou Contra Proposta: Qual o Correto?

Contraproposta ou Contra Proposta: Qual o Correto?

A grafia certa é contraproposta, tudo junto e sem acento.

As grafias contra-proposta(separado e com hífen) e contra proposta(separado e sem hífen) estão erradas. Por isso não devem ser usadas na hora da escrita, acarretando em um erro de português se usadas.

Significado de Contraproposta

Trata-se de uma proposta que é apresentada como alternativa a outra que não foi aceita por uma das partes.

Isso é muito comum de ocorrer em várias ocasiões como, por exemplo, em julgamentos, separações e negociações empresariais.

Normalmente, quando apresentada, busca trazer vantagens em relação à primeira apresentada para quem a propõe.

Frases de exemplo com o termo

  • Apresentarei uma contraproposta para podermos fechar o negócio amanhã.
  • A contraproposta não foi aceita pelo advogado da minha ex-esposa.
  • Fazer uma contraproposta de reajuste de aluguel pode ser uma boa forma de negociação entre locador e locatário.

Regra de hifenização da palavra

No Acordo Ortográfico a hifenização ganhou muita atenção. Por isso muitas pessoas ainda não sabem como se escreve determinados termos até hoje, apesar de o mesmo estar em vigor desde 2009. A regra de hifenização é:

Palavras formadas por derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo alterando o seu sentido, devem sofrer hifenização apenas quando a segunda palavra:

  • começar com h
  • começar com a última letra do prefixo

Observação: Quando a segunda palavra começar com r ou s, nesse caso, deve-se duplicar a letra de início e escrever junto.

Alguns exemplos com hífen podem ser: anti-higiênico, anti-herói, anti-ibérico e anti-inflamatório.

Alguns exemplos sem hífen podem ser: antiaéreo, antibacteriano, antirreligioso e antissocial.


Esperamos que esse artigo sobre se deve usar contra proposta ou contraproposta tenha sido útil para você. Deixe-nos abaixo um comentário com dúvidas, sugestões ou críticas pois, assim, poderemos ajudar um número maior de pessoas com nossos conteúdos.

Fazer comentário