Deboche ou deboxe: qual o correto?

Você sabe se o correto é deboche ou deboxe? Se chegou até aqui deve ter uma pequena dúvida sobre como se escreve esse termo. A grafia certa é com “ch”, a palavra com “x” está errada e, por isso, seu uso acarretará em um erro de ortografia.

Mas é possível que você queira saber mais sobre o significado do termo e sobre como usar o mesmo em frases, por isso fique até o final do artigo e saiba tudo sobre essa palavra.


deboche ou deboxe qual o correto

Deboche ou deboxe: qual o correto?

O correto é deboche, com “ch”.

A palavra deboxe, com “x”, está escrita de forma errada e não existe no dicionário de português. Por isso deve-se evitar seu uso para não cometer um erro de ortografia.

Por que é com “ch” e não com “x”?

A grafia é com “ch” pois é originária da palavra francesa “débauche“. Portanto deve-se seguir a etimologia da palavra na hora da escrita.

Além do termo deboche ser escrito com “ch”, palavras cognatas também deverão seguir essa forma de escrita. Algumas palavras que pertencem à mesma família são o verbo debochar e o termo debochado.

Significado de deboche

O termo pode possuir alguns significados:

  • Ato ou efeito de tirar sarro de algo ou de alguém.
  • Zombaria insistente e irritante.
  • Ato ou efeito de desprezar algo ou alguém.
  • Viver sem seguir regras sociais, podendo ser visto como libertinagem ou devassidão.

Sinônimos da palavra: chacota, escárnio, sarcasmo, desprezo, chasco, imoralidade, degeneração, libidinagem ou desonestidade.

Exemplos de uso em frases

  • Não gosto de deboche, por isso ande na linha.
  • O deboche começou quando ele disse que era experiente no assunto.

Esperamos que saiba, agora, que a grafia correta do termo é com “ch” e não com “x” e que não cometa um erro de ortografia na hora da escrita. É importante que não se esqueça de treinar pois, assim, poderá fixar melhor o conteúdo e saberá como se escreve na próxima vez em que precisar usar a palavra.

Fazer comentário