Doze ou dose

Muitas pessoas possuem dúvidas se devem escrever doze ou dose nas frases. As duas palavras existem na língua portuguesa, mas uma é a maneira como se escreve 12 por extenso e a outra representa uma determinada quantidade de alguma bebida, de algum alimento ou de um medicamento. Por isso você deve tomar cuidado na hora de usar s ou z na escrita desse termo.

Doze ou dose: qual o correto?

As duas formas estão corretas e existem na língua portuguesa, porém possuem significados diferentes.

  • Significado de doze: representa a grafia do número 12 por extenso, número esse que é constituído por uma dezena e duas unidades simples(10 + 2).
  • Significado de dose: pode representar determinada quantidade ou porção, normalmente de bebida, que é servida para uma pessoa. Também pode ser uma das conjugações do verbo dosar, forma essa que pode ser vista na 1.ª e na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo e na 3.ª pessoa do singular do imperativo afirmativo.

Embora esses conceitos sejam bem simples, muitas pessoas fazem confusão e acabam esquecendo a maneira correta de escrita desses dois vocábulos que existem no dicionário de português.

Frases com doze(número 12 por extenso)

  • Ele tinha doze anos e já trabalhava para se sustentar, por isso trabalho para ele não é problema.
  • Gostaria de jogar bola, mas ainda tenho doze exercícios para fazer.

Frases com dose(substantivo ou verbo)

  • Gostaria de uma dose dupla de conhaque para brindar, pois é meu aniversário hoje.
  • Preciso que você dose corretamente o remédio antes de dar para minha avó.

Fazer comentário