Engatinhar ou gatinhar

A dúvida se devemos escrever engatinhar ou gatinhar é comum na língua portuguesa. Isso porque um termo é mais usado no Brasil e o outro é mais usado em Portugal. Porém as duas palavras estão corretas e, segundo o dicionário de português, possuem o mesmo significado.


Engatinhar ou gatinhar: qual o correto?

O português é uma das línguas mais complicadas do mundo, creio que isso todos já sabem. E isso ocorre pois possuímos muita diversidade linguística de uma região para outra. Esse é o caso dos dois termos mais acima.

Eles possuem o mesmo significado, porém engatinhar é mais comum no Brasil e gatinhar é mais comum em Portugal. Podemos dizer, então, que os termos são sinônimos perfeitos entre si.

Formação dos termos

Os dois termos são formados de maneira semelhante, utilizando o termo gatinhas como base, porém em um deles há o acréscimo de um prefixo e no outro não.

  • Engatinhar = (prefixo) en- + gatinhas + (sufixo) -ar
  • Gatinhar = gatinhas + (sufixo) -ar

Embora pareçam diferentes, elas possuem o mesmo significado e, consequentemente, o mesmo uso.

Significado de engatinhar ou gatinhar

Andar de gatinhas ou andar de quatro. Normalmente usa-se um desses termos para indicar o período em que a criança começa a se movimentar sozinha, porém não consegue ficar em pé, fazendo seu deslocamento como se fosse um quadrúpede.

Pode ser usado, também, na ocasião onde uma pessoa é novata e está começando algo que não domina. Podendo ser no ramo dos negócios, na educação ou em quaisquer outros temas.

Exemplos do uso em frases

  • Meu filho está começando a engatinhar e eu estou muito feliz com isso.
  • Paulo ainda está receoso pois está a engatinhar no seu novo negócio.
  • Poderia gatinhar e pegar a bola sob a mesa para mim?
  • Ele é esforçado, mas está somente a gatinhar nos estudos.

Fazer comentário