Inesplicável ou Inexplicável: Como se Escreve?

Inesplicável ou inexplicável, você sabe como se escreve a palavra? Normalmente as pessoas se confundem na hora de escrever a mesma e não sabem qual o correto. A dúvida, aqui, é se deve usar S ou X na hora da grafia. Nesse artigo verá qual o certo, o significado e alguns sinônimos da palavra para que tire todas suas dúvidas acerca do termo.

Também é importante fazer exercícios e buscar outras fontes de informação(como a Wikipedia ou o Yahoo Respostas) porque, assim, poderá entender mais sobre o nosso português e conseguirá melhorar a sua escrita através do uso de várias ferramentas gratuitas.


inesplicavel ou inexplicavel qual o correto

Inesplicável ou Inexplicável: Como se Escreve?

A grafia correta da palavra é inexplicável, com x.

A palavra inesplicável, com s, está escrita de maneira errada e não existe nos dicionários de língua portuguesa. Portanto deve-se evitar o uso do termo.

Para averiguar isso, basta fazer uma pesquisa por ambos os termos no site da Academia Brasileira de Letras, assim confirmará o que diz o artigo e verá que só existe uma correta.

Significado de inexplicável

Significa algo que não possui explicação. Pode ser uma pessoa que não pode ser entendida ou um acontecimento sobre o qual qualquer explicação seria impossível.

Alguns sinônimos de inexplicável podem ser: incompreensível, ininteligível, enigmático, indecifrável, misterioso, estranho ou singular.

Alguns antônimos podem ser: explicável, compreensível, inteligível, decifrável, descritível, justificável e plausível.

  • Curiosidade: Pode assumir o papel de substantivo, mas seu principal uso é como adjetivo. Em ambos os casos, o significado é semelhante.

Exemplos de uso em frases

  • O inexplicável amor de Deus nos surpreende sempre.
  • O amor que sinto por ela é inexplicável.
  • O mau comportamento do seu filho é inexplicável.

Espero que esse texto sobre se deve usar inexplicável ou inesplicável tenha sido útil para você. Deixe-nos um comentário com dúvidas, sugestões ou críticas pois, assim, conseguiremos ajudar um número maior de pessoas com o nosso conteúdo.

Fazer comentário