Seiscentos ou seissentos

A grafia correta é seiscentos ou seissentos? Muitas pessoas não sabem como se escreve 600 por extenso e acabam confundindo na hora da escrita. Entretanto o correto aqui é a grafia começada com “s” e com “sc” posteriormente. Embora a pronúncia de ambos os termos pareça igual, apenas uma das formas está correta.

Essa dúvida é comum na língua portuguesa, portanto não se preocupe se ficar confuso pois, aqui, poderá ver tudo sobre a escrita certa desse e de outros termos da língua portuguesa.


Veja também: Como se escreve 60 por extenso


Seiscentos ou seissentos: como se escreve?

A grafia correta é seiscentos, com “s” e, posteriormente, “sc”. A palavra representa o número 600 por extenso, número esse que é posterior ao 599 e anterior ao 601. Também pode ser identificado como sendo seis centenas(6×100). Além disso, devemos ficar atentos à grafia do termo quando estivermos falando de moeda, pois, por exemplo, R$ 600 por extenso é seiscentos reais.

As grafias seissentos, ceissentos, seicentos, ceiscentos e ceicentos estão incorretas e não existem no dicionário de português. Por isso seu uso acarretará em um erro ortográfico.

Frases com 600 por extenso

  • Meu irmão me deve seiscentos reais, mas prefiro perder o dinheiro que nossa amizade.
  • Já lhe dei seiscentos motivos para não ir embora.

Fazer comentário