Oitocentos ou oitossentos

A grafia correta é oitocentos ou oitossentos? Existe uma grande confusão sobre como se escreve 800 por extenso e isso causa muitos erros de ortografia. Entretanto, a grafia correta nesse caso é com “c” no meio, então a grafia com “ss” está incorreta e deve ser evitada na linguagem escrita.

Escrever números por extenso é uma dificuldade que muitas pessoas possuem, isso é válido para as grafia de outros números também(como 60 e 700). Você deve, portanto, ficar atento a como escrever esses termos para nunca mais errar a grafia.

Oitocentos ou oitossentos: qual o correto?

A grafia correta é oitocentos, com c. Devemos usar a palavra para representar a forma como devemos escrever o número 800, que é posterior ao 799 e anterior ao 801. Também podemos identificá-lo como sendo oito centenas(8 x 100). Além disso, devemos tomar cuidado na forma como escrevemos em forma de moeda, onde, por exemplo, R$ 800,00 seria oitocentos reais.

A grafia oitossentos está incorreta e não existe no dicionário de português. Seu uso, portanto, acarretará em um erro ortográfico.

Frases de exemplo com o termo

  • Meu celular custou oitocentos reais, mas agora ele está por seiscentos reais na mesma loja.
  • A escola é nova, por isso possui apenas oitocentos alunos matriculados.

Fazer comentário